Páginas

Bem-vindos...

Vejo a chuva cair... o vento soprar... o sol entra pela minha janela... as nuvens passam. Tudo passa... E virão novos e bons tempos...

Bem-vindos...!

Veo la lluvia caer... el viento soplar... El sol entra por mi ventana y las nubes pasan... Todo pasa... Y vendrán nuevos y buenos tiempos...

¡Bienvenidos...!

(Alma Inquieta)

15 de outubro de 2009



A minha contribuição para a blogagem
“Professores do Brasil”


          

             



"Professores do Brasil"





O Dia do Professor, no Brasil, comemora-se a 15 de Outubro.
No dia 14 de Outubro de 1827, dia consagrado a Santa Teresa de Ávila, então educadora, D. Pedro I, Imperador do Brasil criou um Decreto Imperial instituindo as escolas primárias no Brasil. Dizia o decreto que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem as suas escolas de primeiras letras". Entre outras coisas, estabelecia a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
No entanto, só em 1947, 120 anos após a publicação desse decreto, se comemorou, efectivamente, o dia do Professor.
Quatro professores tiveram a ideia de organizar a concentração, de um dia, que serviria também para proceder à análise do ano lectivo, bem como, tomar decisões para o resto do ano escolar.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de Outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceite e a comemoração teve adesão maciça – incluindo dos pais.
O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter nessa data um encontro anual, ficou famoso pela frase "Professor é profissão. Educador é missão".
Estava, assim, lançada a ideia, com a participação dos professores Alfredo Gomes, António Pereira e Claudino Buskoficou famoso pela frase " . A celebração foi um sucesso.
Espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada como feriado nacional pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de Outubro de 1963.
O Decreto definia a essência e a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Mas, o "Dia Mundial do Professor", instituído pela Unesco, celebra-se a 5 de Outubro, desde 1994. Comemora-se ao mesmo tempo a assinatura da UNESCO/ILO Recommendation que diz respeito ao estatuto do Professor.
Este ano, o "Dia Mundial do Professor" celebra-se sob o lema "Construir o futuro, investindo nos Professores Agora!", ditado pela Unesco.
É o momento, segundo a própria UNESCO, de celebrar o papel essencial dos Professores na Educação, a todos os níveis.
Sem dúvida!
A educação e formação das próximas gerações só será possível com o apoio dos Professores!
Cada vez mais temos a certeza que o mundo só se transforma a partir da educação. Assim, o professor sempre foi sinónimo de virtude e um modelo de exemplo para a sociedade.
Infelizmente, na sociedade contemporânea, cada vez mais se assiste à desvalorização e à perda de autoridade dos professores e, mais do que isso, à própria crise da instituição escolar. Cada vez menos o professor é reconhecido como um mestre transmissor de conhecimentos, a quem é devido o respeito e o reconhecimento da sua legítima autoridade.
Não apenas, mas também a isso, se deve o aumento da violência e da indisciplina escolar. Diversas políticas de educação e determinados olhares sobre a instituição escolar têm contribuído para o estado de coisas a que se chegou, atribuindo, por exemplo, um poder desmedido aos pais e fazendo da Escola uma Escola depósito-de-alunos. Em Portugal trabalha-se para as estatísticas. Aposta-se na tecnologia como remédio para todos os males do ensino..., veja-se o caso do “Magalhães”!
Só que, a meu ver, o caminho não é por aí!
É tempo de devolver à Escola e aos professores a dignidade que lhes é devida!


ORAÇÃO DO PROFESSOR



Senhor!

Deste-me a vocação
de ensinar e de ser professor.
É meu compromisso educar,
comunicar e espalhar sementes,
nas salas de aula da escola da vida.

Eu te agradeço
pela missão que me confiaste
e te ofereço
os frutos de meu trabalho.

São grandes os desafios
no mundo da educação,
mas é gratificante
ver os objectivos alcançados,
na trajectória para um mundo melhor.

Quero celebrar a formação
de cada aprendiz
na felicidade de ter aberto
um longo caminho.

Quero celebrar as minhas conquistas
exaltando também o sofrimento
que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia
a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!

Inspira-me na minha vocação
de mestre e comunicador.

Dá-me paciência
e humildade para servir,
procurando compreender profundamente
as pessoas que a mim confiaste.

Ilumina-me para exercer esta função
com amor e carinho.

Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida
e por fazer de MIM
um educador,
hoje e sempre!

Amén!





"Profesores de Brasil"


El día del Profesor, en Brasil, se conmemora el día 15 de Octubre.
En el día 14 de Octubre de 1827, día consagrado a Santa Teresa de Ávila, entonces educadora, D. Pedro I, Imperador de Brasil creó un Decreto Imperial instituyendo las escuelas primarias en Brasil. Decía el decreto que :"todas las ciudades, villas y lugares tuviesen sus escuelas de primeras letras". Entre otras cosas, establecía la descentralización del la enseñanza, el salario de los profesores, las materias básicas que todos los alumnos deberían aprender y hasta cómo los profesores deberían ser contratados.
Pero, solo en 1947, 120 años después de la publicación de ese decreto, se conmemoró, efectivamente, el día de lo Profesor.
Cuatro profesores tuvieran la idea de organizar la concentración en un día, que serviría también para proceder a análisis del año lectivo, así como también para tomar decisiones para el resto del año escolar.
El profesor Salomão Becker sugirió que el encuentro fuese en el día de 15 de Octubre, fecha en que, en su ciudad natal, Piracicaba, profesores y alumnos traían dulces de sus casas para una pequeña confraternización. La sugerencia fue aceptada y la conmemoración tuvo adhesión masiva – incluyendo esto también a los padres.
El discurso del profesor Becker, además de ratificar la idea de mantener en esa fecha un encuentro anual, se hizo famoso por la frase "Profesor es profesión. Educador es misión".
Estaba, así, lanzada la idea, con la participación de los profesores Alfredo Gomes, António Pereira y Claudino Busko. La celebración fue un suceso.
Se difundió por la ciudad y por el país en los años subsiguientes, hasta ser oficializada nacionalmente como feriado escolar por el Decreto Federal 52.682, de 14 de Octubre de 1963.
El Decreto definía la esencia y la razón del feriado: "Para conmemorar dignamente el Día del Profesor. Los establecimientos de enseñanza harían promover celebraciones en que se enalteciera la función del maestro en la sociedad moderna, haciendo participar en ello a los alumnos y a sus familias".
Pero, el "Día Mundial del Profesor", instituido por la Unesco, se celebra el 5 de Octubre, desde el año 1994. Se conmemora, al mismo tiempo, la asignatura de la UNESCO/ILO, con recomendaciones respecto al estatuto del Profesor.
Este año, el "Día Mundial del Profesor" se celebra bajo lo lema: ¡"Construir el futuro, invirtiendo en los Profesores Ahora!", lanzado por la Unesco.
Es el momento, según la UNESCO, de celebrar el papel esencial de los Profesores en la Educación, a todos los niveles.
¡Sin duda!
¡La educación y formación de las próximas generaciones solo será posible con el apoyo de los Profesores!
Cada vez más tenemos la certeza que el mundo solo se transforma a partir de la educación. Así, el profesor siempre fue sinónimo de virtud y un modelo de ejemplo para la sociedad.
Infelizmente, en la sociedad contemporánea, cada vez más, se asiste a la desvalorización y a la pérdida de autoridad de los profesores y, más que eso, a la crisis de la propia institución escolar. Cada vez menos el profesor es reconocido como un maestro transmisor de conocimientos, a quien se debe el respeto y el reconocimiento a su legítima autoridad.
Es que también, debido a esa falta, se provoca un aumento de la violencia y de la indisciplina escolar. Diversas políticas de educación y determinados cuestionamientos sobre la institución escolar, han contribuido a que se llegara a un estado de situaciones indeseadas a que se ha llegado, atribuyendo, por ejemplo, un poder desmedido a los padres y haciendo de la Escuela una Escuela UN-depósito-de-alumnos. En Portugal se trabaja para las estadísticas. Se apuesta a la tecnología como remedio para todos los males del la enseñanza… ¡véase el caso del “Magalhães”!
¡Desde mi punto de vista, el camino no es ese...!
¡Es tiempo de devolver a la Escuela y a los profesores la dignidad que les corresponde!


 Oración del Profesor






¡Señor!

Me diste la vocación
de enseñar y de ser profesor.
Es compromiso mío
educar, comunicar
y lanzar simientes,
en las salas de clase
de la escuela de la vida.

Yo te agradezco
por la misión que me has confiado
y te ofrezco los frutos de mi trabajo.

Son grandes los desafíos
en el mundo de la educación,
pero es gratificante
ver los objetivos alcanzados,
en el esfuerzo para lograr un mundo mejor.

Quiero celebrar la formación
de cada aprendiz en la felicidad
de tener abierto un largo camino.

Quiero celebrar las conquistas mías
exaltando también el sufrimiento
que me hace crecer y evolucionar.

Quiero renovar el coraje
 de recomenzar,
cada día, con mi tarea.

¡Señor!

Inspira mi vocación
de maestro y comunicador.

Dame paciencia y humildad
para servir,
procurando comprender profundamente
a las personas que me confiaste.

Ilumíname para ejercer
esta función
con amor y cariño.

Gracias, Dios mío,
por el don de la vida
y por hacer de MÍ un educador
hoy y siempre.

¡Amén!



A.C.
15.10.2009



53 comentários:

  1. Sem dúvida, sua contribuição foi significativa!
    Há aspectos da área docente que busco entender observando tudo coe minha visão de pai de família. A causa deles é uma luta necessária. pena que a contrapartida do Estado não seja digna.

    Oxalá Melhore!

    Parabéns pela sua contribuição. Aprendi um pouco mais aqui! :)

    ResponderEliminar
  2. Que coisa mais linda, nem sabia que existia essa oração que engrandecimento me trouxe

    ResponderEliminar
  3. Olá Neto!

    Seja bem-vindo ao meu cantinho!
    E muito obrigada pelas suas palavras!
    Depende de todos, pais, alunos e governantes, restituir a dignidade a uma classe que nunca a deveria ter perdido!

    Um beijo de Portugal!

    ResponderEliminar
  4. Olá "Olhos e pensamentos"!

    Lu, que linda não é?
    Ainda bem que te levou, daqui de Portugal, esse sentimento tão bonito!

    Um beijo enorme!

    ResponderEliminar
  5. Olá minha querida!

    Parabéns a todos os professores, que tem a dignidade de levantar cedo todas as manhãs para ensinar a nós cada pedacinho do futuro que escolhemos!
    Eles merecem isso e muito mais!

    beijo meu amor! ;*

    ResponderEliminar
  6. Olá Caroline, minha Linda!

    Que bom que há Anjos como tu que reconhecem a missão do Professor!

    Eles merecem isso e muito mais e tu mereces tudo o que eles te ensinam e os sacrifícios que isso, muitas vezes, implica!

    Um beijo enorme meu amor!

    ResponderEliminar
  7. Amiga, me ajuda com um clickezinho? Preciso de um mutirão de todas as minhas amigas vistuais! Blogueiras, unidas, jamais serão vencidas! Vê meu post de hj e me ajuda...hein? hein? hein?

    ResponderEliminar
  8. Olá Carlinha!

    Não sei do precisas, mas eu te ajudo!
    Já vou ver!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Feliz día del Profesor...

    Hermosa oración para los maestros.
    Un gusto pasar por tu espacio.

    Gracias por el texto histórico de los profesores.


    Un abrazo
    Con mis Saludos fraternos.-

    ResponderEliminar
  10. Hola Adolfo!

    Muchas gracias por tus palabras!
    Ha sido un placer compartir el texto histórico de los profesores!

    Un beso!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela participação, seu texto é belo e completo.
    Também estou participando!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Alma Inquieta!
    Ótimo texto para a lembrança desta data!Em parte,o que somos hoje agradecemos a esses "guerreiros" que pelo amor á profissão ajudam na construção do futuro de todo o cidadão.

    Um Beijo

    Agradeço a visita ...apenas prossigo e manterei as visitas! Belo blog o seu!!!

    ResponderEliminar
  13. Olá Rô!

    Bem-vinda ao meu blog!
    Obrigada pelas suas palavras!

    Vou visitá-la!

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  14. Olá Memória!

    É isso mesmo, o que somos tem a marca desses "Guerreiros"!

    Muito obrigada pelas suas palavras e espero continuar a contar com as suas visitas que tanto prestigiam este blog!

    Um beijo enorme

    ResponderEliminar
  15. Alma,

    Você fez uma apanhado histórico do Dia do Professor no Brasil e um pouco sobre esta data no mundo. Seja no dia 15 ou 5 de outubro, o que vale é comemorar e homenagear, como você fez.

    Bonita também a oração. Somente o amor que nos faz prosseguir na jornada. Amor por ensinar e amor pelas vidas que ensinamos.

    Eu tinha certeza que não iria me decepcionar em convidá-la para participar desta blogagem coletiva. Está vendo aí? Não me arrependi; pelo contrário, estou muito feliz pelo que você apresentou.

    Obrigado, Alma.

    Beijos de um professor brasileiro chamado Valdeir pra você.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela bela homenagem ao Dia do Mestre. Também estou participando dessa Blogagem coletiva. Vim te convidar a conhecer o Compartilhando as Letras:

    www.compartilhandoasletras.com

    ResponderEliminar
  17. Olá Valdeir!

    Que alívio, passei no teste!
    Muito obrigada pelas suas palavras!
    Na verdade, dia do Professor deveria ser todos os dias aqui, aí ou em qualquer parte do Mundo!
    Por espalhar sementes,nas salas de aula da escola da vida!
    Pelo amor que vos faz prosseguir na jornada e pelo gosto de ensinar e dedicação às vidas que ensinam!
    Para mim, o Dia do Professor é hoje, amanhã e sempre!
    Beijos da Amélia para um Professor brasileiro chamado Valdeir que confiou em mim!

    MUITO OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  18. Olá Sonia!

    Bem-vinda ao meu cantinho!
    Muito obrigada pelas suas palavras!
    O convite está aceite!
    Vou conhecer o Compartilhando as Letras.

    Um beijo de Portugal!

    ResponderEliminar
  19. Muito boa sua postagem. Lindo demais essa oração viu.

    To amando essa blogagem coletiva.

    abraços

    Hugo
    Nosso-Cotidiano

    ResponderEliminar
  20. Olá Hugo!

    Obrigada pelas tuas palavras!
    Também adorei a tua postagem e gostei muito de participar!
    Parabéns para ti Professor Hugo!

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  21. Obrigada querida pelo carinho em meu blog.. vc também merece meu afeto!!!
    Me visite mais vezes, suas visitas e comentários me alegram....
    Bela participação na blogagem, linda homenagem aos adoráveis mestres!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Olá Natasha!

    Obrigada linda pelas tuas palavras!
    Os Mestres merecem ser homenageados todos os dias com o nosso respeito!
    Vou tentar visitar-te mais vezes, sabes linda, às vezes o meu tempo é que não permite!

    Um beijo enorme de Portugal!

    ResponderEliminar
  23. parabéns...adorei sua participação nesta linda blogagem coletiva.
    bjocas
    ps: tbm participo, dá uma olhadinha por lá.

    ResponderEliminar
  24. Meu irmão é professor !
    Eu também dei aula um tempo.
    E acho que está mais do que na hora de resgatar a dignidade do professor.
    É ele que forma. Educada. Instrui.
    "Professor é profissão. Educador é missão".
    É verdade.
    Vou passar a Oração para meu irmão.

    Um grande beijo !

    ResponderEliminar
  25. Alma linda,

    O professor é um educador que sabe fazer do amor sua vocação.

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca


    -

    ResponderEliminar
  26. Quiero compartir con tu blog un premio. Puedes pasar por el en esta dirección del blog...

    http://aapayes.blogspot.com/

    Un abrazo
    Saludos fraternos

    Que tengas un buen fin de semana..

    ResponderEliminar
  27. "Compondo o olhar"

    Olá, bom dia!
    Bem-vinda ao meu cantinho!
    Parabéns, ainda que atrasadod, pelo teu dia!
    Agradeço as palavras bonitas e vou passar sim!
    Faço questão de prestigiar os Professores!

    Um beijo de Portugal!

    ResponderEliminar
  28. que lindo esto..es un homenaje a personas que sienten en el corazón esto que es más que un trabajo.... tengo amigos que viven para eso .... algun día te contaré
    lo que significaron los profesores en mi vida especialmente uno.... por ahora comparto la oracion pero en tercera persona ya que yo no lo soy pero me arrodillo a su lado. que lindo . besos
    SERGIO

    ResponderEliminar
  29. Olá, amiga A.C, desde cedo herdamos da revolução anti-colonial em Angola o slogan - para mim profundo - segundo o qual: "O professor é um combatente da linha da frente".
    força aos que directa ou indirectamente têm compromisso com a actividade de educar!
    G.Patissa

    ResponderEliminar
  30. Olá Celamar!

    Parabéns para o teu irmão!
    Está mesmo na hora de resgatar a dignidade do professor!
    Aliás, nunca lhe devia ter sido roubada!
    Que bom que gostaste da Oração e dá esse presente ao teu irmão!

    Um beijo enorme Linda!

    ResponderEliminar
  31. Olá Rebeca!

    É linda..., actualmente, ser professor, só por vocação e sentido de doação aos outros!
    Mas esperemos por dias melhores!
    Há que manter a esperança!

    Um beijo de Portugal!

    ResponderEliminar
  32. ¡Hola Adolfo!

    Muchas gracias por el premio.
    ¡No sé si lo merezco, pero confío en tu criterio!

    ¡Un beso!

    ResponderEliminar
  33. Olá, Amigo Patissa!

    Pois não sabia desse slogan en Angola - para mim profundo, ou seja, "O professor é um combatente da linha da frente".
    Esse slogan transmite bem o significado do Professor na vida de cada um de nós!
    Esperemos que muito em breve tenha a mesma importância na vida dos alunos de hoje e de amanhã!

    Um beijo enorme!

    A.C. :=)

    ResponderEliminar
  34. Preciosa publicacion, bello texto y verso, ha sido un placer pasar por tu bonito blog, feliz
    fin de semana.

    un beso
    RMC

    ResponderEliminar
  35. Hola RMC!

    Bienvenido a mi blog!

    Muchas gracias por tus palabras!
    Espero que vuelvas pronto!

    Feliz fin de semana!

    Un beso!

    ResponderEliminar
  36. ¡Hola Sergio, M.A.A.!

    ¡Sí…, es verdad!

    ¡Es el homenaje a personas que sienten en el corazón su trabajo como una misión!
    ¡Luego me cuentas lo que significaron los profesores en tú vida M.A.A., especialmente eso....!

    ¡Me alegro que compartas la oración, porque tú, aún no siendo profesor, eres mi maestro!
    ¡Gracias por eso!
    ¡Que bueno que te gustó la oración!

    Un beso.

    ALMA

    ResponderEliminar
  37. Excelente quando se exalta uma profissão e profissionais tão necessários como os PROFESSORES. Pena que nos dias de hoje, os respeitem tão pouco...

    um beijo

    ResponderEliminar
  38. Olá Mago Merlim!

    Obrigada pela visita!
    Sim, é pena que os respeitem tão pouco!
    Temos que acreditar que dias melhores virão e esses Mestres que fazem da sua profissão uma Missão vão ter de volta o respeito que merecem!
    Eu acredito!

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  39. Para mí un profesor es el que enseña a aprender, el que motiva y guía. Y esos profesores merecen respeto, agradecimiento y cariño.
    Todo lo que se invierta en educación se multiplica por mil...
    A ver si toman ejemplo en todos los países!
    Un beso, Alma

    ResponderEliminar
  40. A Cultura, a aprendizagem, os valores da moral e da razão, devem sempre ser divulgados para aqueles que os querem aprender,a corrente não pode ser quebrada , que seria do mundo sem professores.....
    Lisandro.

    ResponderEliminar
  41. Mais uma vez , estou completamente de acordo com todas as afirmações e partilho dos mesmos sentimentos, o " Magalhães" é uma autentica fantochada ,apenas está a servir para fazer negocio...é simplesmente mais um brinquedo lá em casa , que serve para uns joguitos ....
    Andá-mos a trabalhar para as estatísticas isso sim ...entretanto a educação e o respeito perdem-se cada vez mais....
    Tudo de bom.
    Lisandro.

    ResponderEliminar
  42. Hola Carmen!

    Gracias por tu visita!
    Si Carmen, los profesores merecen respeto, agradecimiento y cariño.
    A ver si toman ejemplo en todos los países y le devuelven el respeto que les han robado!

    Un beso!

    ResponderEliminar
  43. Olá Lisandro!

    Obrigada Lisandro!
    Tens razão, trabalha-se para as estatísticas e o respeito e a educação que deveriam ser os pilares da sociedade..., onde andam???

    Tudo de bom para ti também...,
    e bom fim-de-semana.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  44. Lisandro,

    Postagem ao mesmo tempo informativa e emocionante.

    Gostei muito de saber a origem do dia.

    Abraços,

    ResponderEliminar
  45. Olá Lisandro!

    Obrigada por mais esta visita!

    Emocionante para nós portugueses, porque D. Pedro I, Imperador do Brasil era português, nem mais nem menos que D. Pedro IV, Rei de Portugal e dos Algarves d’aquém e d'além mar.

    D. Pedro nasceu no Palácio de Queluz a 12 de Outubro de 1798, recebendo o nome de Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Serafim de Bragança e Bourbon.

    Teve como cognome “O Libertador” por ter derrotado o absolutismo defendido por seu irmão D. Miguel.

    Tinha uma veia poética da qual deixo aqui um cheirinho…

    Meu amor, meu grande amor,
    Sem ti não quero viver
    Tua imagem é a meiga flor
    Que eu vivo a bem-querer…

    O seu amor por Portugal e Brasil levou-o a tomar uma decisão que ficou lavrada em testamento.
    O seu coração foi doado, por decisão testamentária, à Igreja da Lapa, no Porto, onde se encontra conservado, como relíquia, num mausoléu na capela-mor da igreja, ao lado do Evangelho.

    O seu corpo foi sepultado no Panteão dos Braganças, na Igreja de São Vicente de Fora. Em 1972, no aniversário da Independência os seus despojos foram trasladados do panteão de São Vicente de Fora para a cripta do monumento do Ipiranga, em São Paulo, no Brasil.

    Por isso digo que é um orgulho para nós ter sido alguém que tinha sangue português nas veias a instituir o “Dia do Professor” no Brasil, levando desse modo o ensino a todos os brasileiros!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  46. Alma inquieta,

    Voltei para as devidas desculpas, falha imperdoável a troca de nomes.

    Abraços fraternos do Brasil para Portugal

    ResponderEliminar
  47. É muito bom esse contato com educadores, professores de outro país, tenho contato com vários professores portugueses.
    Quanto ao dia do professor 5/10 eu soube atráves do blogAvaliação.
    Sem educação não somos nada... assim como professores são um guia para nossos alunos, assim nós também temos os nossos professores, que nós dão força, apoio para continuar acreditando numa educação consciente e reflexiva do nosso país.
    Parabéns pelo seu post e uma excelente semana.
    Marise.

    ResponderEliminar
  48. Olá Aprendocriando!

    Não tem de que se desculpar...!

    A resposta que eu dirigi a Lisandro (14.25) é para si!

    Beijos de Portugal!

    ResponderEliminar
  49. Olá Marise!

    Obrigada pela visita e pelos parabéns!
    É isso aí, a educação é a base de uma sociedade melhor!

    Uma excelente semana...
    Um beijo de Portugal!

    ResponderEliminar
  50. Bom dia alma Inquieta,obrigada por expor como surgiu o dia dos professores no Brasil,eu não sabia, mesmo sendo professora e brasileira.
    Mas sei porque da minha ignorância em relação a data...
    Irei acompanhar você com todo carinho aqui do Brasil.
    Abraços Lúcia Amorim

    ResponderEliminar
  51. Olá Lúcia!

    Bem-vinda ao meu blog!
    Parabéns pelo teu "Dia do Professor", ainda que atrasado!

    Muito obrigada por me seguires..., espero não te defraudar!

    Um beijo enorme de Portugal!

    ResponderEliminar
  52. Olá, Amélia!

    O Professor é alguém que tenta transmitir tudo o que sabe a cada um dos seus alunos, na certeza porém, de que eles só apreendem uma pequena parte do que lhe é ensinado.
    Mas o Professor não ensina só com as palavras, transmite também muito do que é e sabe com os gestos, com as emoções, com o exemplo, com o sorriso, com a alegria e com a tristeza...
    Ele, com a sua nobre profissão, molda muitos cérebros, ajudando a formar as personalidades dos homens de amanhã. Dele depende, em grande parte, a educação, a força dos valores que hão-de caracterizar as gerações vindouras.
    Lembrá-lo, ao menos uma vez no ano, significa reconhecer-lhe a importante e inigualável valência na socialização dos novos seres humanos.
    Infelizmente, nem todos entendem o seu real valor para a sociedade.
    Alguns políticos, nas campanhas eleitorais falam da "educação" como a sua grande paixão, mas depois, como governantes, na sua prática governativa, deturpam, humilham, diminuem o impacto da sua acção pedagógica.
    Agradeço, como professor, o seu "post", que traz, à mistura com a vivência da efeméride, muita informação histórica sobre uma figura corajosa e lutadora da liberdade, que, pelo menos no papel da lei, colocou a intenção de valorizar pela escolaridade, toda a população irmã do Brasil, como era típico da doutrina liberal que ele sempre protagonizou, embora na sua forma conservadora.
    Ao D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal ficaram os dois povos, que em português se entendem, a dever o triunfo do liberalismo.

    Beijinhos e continuação de melhoras

    Manuel A. Dias

    ResponderEliminar
  53. Meu querido e ilustre Professor Manuel Dias!

    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Este meu trabalho não ficaria completo sem ele!
    Posso comprovar que o Professor não ensina só com as palavras, transmite também muito do que é e sabe com os gestos, com as emoções, com o exemplo, com o sorriso, com a alegria e com a tristeza...
    O meu querido Professor de História - e Ilustre comentador - é o exemplo disso, embora nunca tenha visto a tristeza!
    Quanto à informação histórica..., demonstra que, modéstia à parte, sou uma aluna aplicada que soube apreender a pequena parte do que lhe é ensinado!

    Muito obrigada pelos votos de melhoras.
    Vou dar o melhor de mim para que seja um processo rápido!

    Beijinhos.

    Amélia!

    ResponderEliminar



¡Deja hablar tu corazón...
tus palabras son carícias en mi alma!

ALMA


Deixa o coração falar...
as tuas palavras são caricias para a minha alma!

ALMA


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...